11 de novembro de 2009

A importância de um click


Dizem que a melhor palavra para definir a fotografia é arte. Também dizem que o orkut novo é melhor e que chocolate dá espinhas. Bem, eu odiei o orkut novo e não ligo se, ao me deliciar com uma barra de doce, um ou dois pontinhos vermelhos pipocarem por algumas horas na minha cara. Vale a pena, ué! Ok, essa sou eu fazendo tempestade em copo d'água. Fotos são arte sim, mas pra mim o vocábulo que realmente as define é lembrança. Muitas vezes, não importa o quão desfocada, estranha ou até mesmo ridícula está uma foto. Vai lhe parecer bonita se ficou desfocada porque você começou a rir descontroladamente com seus amigos na hora do flash. Ou se ficou estranha porque na hora que o timer ia disparar, o seu namorado te roubou um beijo. Ou se ficou ridícula porque, em pleno ensino médio, você e seus amigos resolveram fazer uma festa de dia das crianças. Tudo é relativo. Pros outros pode ser bobagem, mas provavelmente, pra você e pra quem mais estiver na foto, será especial. Porque a fotografia capta momentos de nossas vidas que a memória não irá apagar - e se o cérebro falhar, lá está. Aquela fração de segundo, eternizada para quem quiser sentir a emoção outra vez, e outra vez, e mais outra.
Fotos são memórias: aquele sábado fora de casa, aquele domingo preguiçoso com a galera, uma imagem pode até mesmo guardar o som da risada dele, o calor do abraço dela. E é por isso que devem ser mantidas, cuidadas (e até manipuladas, se você for um ser muito ativo virtualmente haha), preservadas. Porque não é todo momento que é congelado. Não é todo sentimento que pode ser impresso, nem que ao colocá-lo num porta-retrato só retrate 1% do que você sentiu naquela hora.

É fato que hoje o narcisismo predomina, com câmeras disponíveis em vários tamanhos, cores, preços e resoluções. Ao mexer no celular do seu irmão, ao invés de belas paisagens, você pode encontrar screenshots de jogos ou imagens um tanto quanto... bizarras, mas eis outra vantagem da foto: ela geralmente revela o que o fotógrafo estava pensando. No caso, revela que o seu irmão é uma criança imbecil que não devia mexer com tecnologia. Narciso, por exemplo, enlouqueceria com as digitais de hoje em dia. Ele provalvelmente teria fotolog, flickr, flogvip, twitpic e uns 8 perfis no orkut, e seria mais popular entre as menininhas que os três colírios da Capricho juntos, mas isso deixaria claro que daquele "captador" não há nada que se aproveite. A não ser, quem sabe, alguns macetes do photoshop. E sabe do que mais? Eu meio que acho divertido o trabalho dos paparazzi - até certo ponto, claro. Uma coisa é mostrar sua artista favorita tomando um café tranquilamente, outra é mostrar que ela é uma bitch não acha bacana usar roupa de baixo (beijos, Britney!) -, porque às vezes eles pegam toda aquela "majestade" dos famosos e transformam a vida deles em apenas mais uma, e você sente que esse negócio de fama não é tão importante assim, afinal.



Fotografar não é nada menos do que uma maneira de olhar de fora o que há por dentro.

12 arranhões:

Rúbia disse...

É, a fotografia guarda muita coisa além da imagem e garanto que a máquina digital foi uma das maiores invenções do século XXI... Mas o ruim é que tantas e tantas fotos se perdem, vão para o lixo do computador isso pq o hábito de revelar esta se tornando raro... Maaaas, que venham os flashs!
=)
bjs

Uvirgilio disse...

Adoro ver foto dos outros, é que eu não sou muito fotogênico.

Marcelo disse...

Oii!
Parabens pelo blog
tb curto mto fotografia, afinal, fotos contam historias!!
Um grande abraço
http://www.marcelo-rezende.blogspot.com/

Living life disse...

Adoreei o textoo! o seeu blog é perfeitoo! sucesso!
Beeijos

Macaco Pipi disse...

LEVE A ALMA!!

~* Bruna Morais disse...

Adoorei o texto... seu blog tbm ta lindoo, não tinha visitado-o ainda !!!
~> respondendo sua pergunta, a imagem q ta no topo do lay foi eu que fiz siim, agora o lay em si eu peguei pronto ;P

Obrigada por passar no meu blog... passe lá sempre que quiser, será sempre bem vinda!!!

beeijos :*

Aqui tem Pilates disse...

Oie adorei seu texto...acho que as fotos mais legais são aquelas expontanias...bjux

Yasmin disse...

ótimo texto, parabéns pelo Blorkutando, e fotografi é tudo, arte, expressão, se pudesse sairia pelo mundo vivendo de fotograr, é um sonho, uma utopia. Pena que tem pessoas que acham que qualquer borão é fotografia, é arte.

Pâm Lobo disse...

Realmente, a foto é lembrança. Para ser sincera, tinha até me esquecido disso !

Beeijos :*

Pâm Lobo disse...

Realmente, a foto é lembrança. Para ser sincera, tinha até me esquecido disso !

Beeijos :*

Pâm Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julia Melo disse...

Fotografar é vida.
Novo orkut péssimo mesmo.
adorei o blog, mt sucesso, passa no meu (:
beijos